quinta-feira, 31 de maio de 2012

Avaliação.


1.                 AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 1. A avaliação escolar deve ser um processo pelo qual o professor verifica as aprendizagens do aluno, seus conhecimentos prévios, investigando e refletindo sobre a melhor forma de ensiná-lo, tem como propósito promover o aperfeiçoamento do ensino que vem sendo oferecido. É olhar cada um dos alunos, investigando e refletido sobre sua forma de aprender, conversado, convivendo, organizando e proporcionando ao aluno uma melhor assimilação dos conteúdos como parte do processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na formação do individuo, de modo que ele possa participar ativamente da sociedade.



2. DEFINIÇÕES DE LUCKESI

Segundo LUCKESI, a avaliação não pode ser simplesmente de forma medida, calculada, impressa por um valor numérico ela precisa estar ressarcida de valores construídos pelos homens, buscando projeto maior de sociedade que atenda os interesses de toda população.





 3. DEFINIÇÕES DE HOFFMAN

Segundo HOFFMANN (1997), “avaliar significa identificar impasses e buscar soluções.” Neste sentido, não se pode conceber um sistema de avaliação sistematizado no decorrer do século XVI e na primeira metade do século XVII, pelo qual se entende que avaliar é examinar o quanto o aluno assimilou do conteúdo transmitido pelo professor.





4. DIFERENÇA ENTRE EXAMINAR E AVALIAR

Examinar refere-se somente ao desempenho final do aluno, e avaliar envolve todo o processo de aquisição e construção de conhecimento.



5. AVALIAR

 Avaliar não é medir, avaliar envolve o levantamento de informações sobre a aprendizagem dos alunos que devem ser analisadas, considerando os critérios e objetivos do plano de ensino, e inclui também o processo de tomada de decisões. Analisar como vou avaliar implica estabelecer como vou permitir que os dados levantados permitissem autoconhecimento do aluno e o diagnóstico do ensino oferecido. A avaliação, ao possibilitar o diagnóstico do ensino oferecido pelo professor e do desempenho do aluno, pode ser formadora quando os resultados possibilitarem também uma reflexão sobre a prática que estamos desenvolvendo, ou seja, quando os resultados obtidos pelos alunos permitirem ao professor analisar a sua participação na aquisição da aprendizagem e identificar quais as estratégias mais efetivas e as que precisam ser revistas, que processos de aprendizagem os alunos estão construindo, quais as dificuldades que o próprio professor enfrenta.





6. A LDB E AS TRÊS FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

A LDB em seu artigo 24, V, afirma que a avaliação do trabalho escolar será continua e cumulativa, devendo ser dada prioridade para os aspectos qualitativos, devendo, ainda prevalecer o desempenho do aluno ao longo do ano sobre uma eventual prova final. A avaliação refere-se tanto ao que, e o como o aluno está aprendendo,  mas também a necessária  revisão dos elementos que constituem a pratica docente, tanto no âmbito da aula como no da própria escola. Ela desempenha três papéis: diagnóstica, formativa e classificatória, as três funções são importantes e devem ser levadas em conta no planejamento escolar.





7. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica é o ponto de partida, pois é ela que define as necessidades a satisfazer, diagnostica os problemas que impedem que estas necessidades sejam satisfeitas.





8. AVALIAÇÃO FORMATIVA

Avaliação formativa é aquela que busca entender como se está desenvolvendo o processo ensino-aprendizagem, fornecendo elementos para corrigir rumos e orientar o estudante em relação ao seu aprendizado.





9. AVALIAÇÃO CLASSIFICATORIA

Avaliação classificatória, não há nenhum mal em se quantificar certos resultados obtidos junto aos alunos, o que não é correto é valer-se apenas dessas informações e como forma de exclusão ou inclusão.





10. O PROFESSOR



O professor deixa de ter um papel dominante no processo avaliativo, passando a ser um investigador que busca sempre melhore resultados, utilizando critérios mais relevantes centrado em dimensões qualitativas e quantitativa, proporcionando melhor qualidade de aprendizagem para todos os alunos, em condições iguais.

O professor ainda deve repensar a respeito da pratica avaliativa, tendo que a mesma deve ser continua e promovida através da interação entre educador e aluno. Alem disso, deve-se entender que o objetivo maior da avaliação é acompanhar o aluno de modo a orientá-lo na produção do conhecimento, conduzindo-o a autonomia e tornando-o um cidadão consciente e critico.







 11. CONCLUSÃO

 Podemos concluir que nos dias de hoje fala-se muito em práticas de avaliação numa perspectiva emancipatória, a qual tende a assegurar nas instituições o caráter educativo da avaliação, isto é, avaliação como meio de revisão das ações do professor, suas práticas de ensino e interação com os alunos, de modo que o próprio professor tome decisões com maior conhecimento de causa. A avaliação torna-se mais compreensiva quanto ao processo de ensino aprendizagem, é mais democrática, sendo que os resultados obtidos são discutidos e negociados entre os participantes do trabalho escolar, e busca ainda uma auto-avaliação, mediante um processo reflexivo de planejamento-observação, análise-reflexão.

Ressalta-se ainda que a avaliação escolar seja parte do processo educativo e não um fim em si mesmo e que deve ser utilizada como uma ferramenta para melhoria da aprendizagem do aluno, visando seu desenvolvimento pleno.






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