quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desenhos com Linhas.

Mostra de desenhos com linhas
Objetivos
- Observar as variedades de linhas.
- Desenhar utilizando linhas.
- Experimentar produzir linhas utilizando diversos materiais.
- Apreciar trabalhos de artistas.

Conteúdo
- Desenho.

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Dez aulas.

Material necessário
Barbante ou lã preta, câmera fotográfica, cartolina formato A3, pincel macio grosso, tinta guache preta, sulfite e lápis grafite. Imagens dos trabalhos de Edith Derdyk (como Slice Arco Madrid) e Pablo Picasso.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
O aluno cego contribui muito para a discussão em sala ao contar que materiais ele utiliza para desenhar. Para ajudá-lo nesta sequência, imprima as imagens feitas por Picasso e ressalte as linhas com cola de relevo. O trabalho com barbantes é desenvolvido normalmente e o registro das linhas pode ser feito com canudos ou cola de relevo. Amplie o tempo de realização das etapas para que o aluno possa perceber os desenhos dos colegas. Todas as crianças devem explorar espaços e objetos da escola em grupos, para que o aluno com DV exercite o tato. Conte com o AEE para que o aluno escreva as legendas em braile.

Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione desenhos já realizados pelos alunos com uma diversidade grande de linhas: curvas, retas, cruzadas etc. Pergunte como poderiam desenhar se não tivessem lápis. Levando em consideração as hipóteses que surgirem, convide-os a usar materiais inusitados e registrar os resultados. Os trabalhos comporão uma exposição para a comunidade escolar.

2ª etapa
Pergunte às crianças se elas já imaginaram como seriam as coisas se fossem feitas somente de linhas. Conte que Pablo Picasso criou muitas obras assim e mostre as imagens. Convide a turma para transformar diferentes objetos em desenhos com só uma linha.

3ª etapa
Exponha os desenhos da aula anterior no mural para a apreciação dos estudantes e peça que contem como fizeram.

4ª etapa
Ofereça 1 metro de barbante ou lã para cada criança. Sugira que experimentem desenhar com esse material. Enquanto os estudantes produzem, caminhe pela sala e fotografe os desenhos.

5ª etapa
Apresente imagens do trabalho de Edith Derdyk. Deixe que os estudantes comentem sobre o procedimento utilizado por ela e fale sobre o desenho, que é tridimensional. Divida a classe em pequenos grupos para que escolham um lugar da escola onde queiram produzir uma obra dessa natureza com lã ou barbante. Acompanhe a turma fotografando. Depois, convide todos a visitar o local e comentar sobre os desenhos realizados pelos colegas.

6ª etapa
Organize as produções e comente sobre os tipos de linhas e imagens que aparecem, como cruzam o espaço e formam figuras. Distribua cartolinas A3, pincéis e tinta guache preta e convide os alunos a registrar as linhas realizadas no espaço.

7ª etapa
Aguarde a tinta secar e convide os pequenos a organizar a mostra. Peça que deem nome às produções e criem legendas e um texto coletivo para apresentar o trabalho ao público.

Produto final
Mostra de desenhos.

Avaliação
Observe como as crianças desenham e experimentam os materiais. Organize uma apreciação coletiva. Peça que elas falem sobre as suas produções e analise se observam mudanças nas dos colegas. O objetivo é perceber o quanto a atividade favorece o uso do desenho para explorar diferentes linhas e experimentar novas soluções, ampliando o repertório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário