quinta-feira, 31 de maio de 2012

Filme :"A Prova de Fogo".

Filme - “Prova de Fogo – Soletração”


O Filme Prova de Fogo, trata de uma menina, que estuda em um colégio do governo com instalações precárias no sul da Califórnia e que tem a curiosa habilidade de soletrar. Isto chama a atenção de sua professora e do diretor, que em busca de promoção e recursos para a escola recorre a um amigo, o Dr. Larabee, um professor afastado das salas de aula que guarda um trauma familiar e que se dispõe a treinar a menina depois desta vencer o campeonato de soletração na escola. Enquanto a menina passa por conflitos por não se adequar e querer ser "normal", chegando a pensar em não participar das seletivas regionais do concurso, vai-se criando uma relação forte entre a menina e seu treinador, bem como são fortalecidos seus laços com sua mãe, que ainda sofre com a morte violenta do marido e com o descaminho de um dos seus filhos.

O filme toca vários temas, como o sentimento de inadequação dos jovens - chegando até a abordar o tema racial - ou a cooperação que se pode encontrar em uma comunidade. Trata também da perda e da superação das dificuldades, do reconhecimento do seu próprio valor e, é claro, do valor que têm o conhecimento das palavras não como memorização, mas como agente de poder e elemento carregado de significado. E nos faz mergulhar no universo dos concursos de soletração, no qual vemos toda a pressão que os filhos sofrem dos pais como uma metáfora para toda a relação pai-filho.


O referido filme contribuiu para que saibamos a lidar com a perda e superação de nossas dificuldades, de que não devemos desistir logo no inicio, pois nada é conquistado sem sacrifícios e que cada um de nos temos nosso próprio valor independente de ganhar ou perder e que a solidariedade é o ponto forte para o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário