domingo, 27 de maio de 2012

A Importancia do Ensino Fundamental.


A importancia do Ensino Fundamental


 Durante os quatro primeiros anos do Ensino básico, o cérebro infantil está em formação e, quanto mais for estimulado, maior será a capacidade de aprendizado e memória

Você certamente sonha em ver o seu pequeno passando de ano na escola, entrando na faculdade, depois conquistando o primeiro emprego e sendo sempre bem-sucedido. Para tornar tudo isso realidade é preciso investir no primeiro ciclo do ensino fundamental, que vai da primeira à quarta série. Segundo estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper-SP), de 2011, o bom aproveitamento da criança nessa fase é decisivo para que ela tenha um excelente desempenho na universidade e, consequentemente, esteja mais bem preparada para enfrentar o mercado de trabalho.

O estudo também identificou que os estados brasileiros com os melhores índices de avaliação do ensino fundamental – regiões Sul e Sudeste – apresentam instituições de ensino superior com mais qualidade. Além disso, essa pesquisa concluiu que quanto antes a criança ingressar na escola, maiores serão as chances de ela ter sucesso na vida.

Processo evolutivo

É no ensino fundamental I, aos 6 anos de idade, que a criança começa a aprender a ler, escrever e realizar operações matemáticas simples. Aos poucos, ela vai formando as bases de conhecimento, que são a capacidade de interpretação e raciocínio, a facilidade para a leitura e a escrita. Uma vez tudo isso bem sedimentado, o aprendizado posterior (ensino fundamental II, médio e superior) é favorecido. Entre 0 e 8 anos, o cérebro está em formação.

De acordo com estudos do pedagogo e pesquisador espanhol Juan Valls Juliá, especialista em neurologia e aprendizagem, quanto mais o cérebro for estimulado, mais conexões ele cria, aumentando a capacidade de aprendizado e memória. O estímulo é feito através dos cinco sentidos: expondo a criança a música, leitura, sabores, cheiros, texturas. Tudo isso deve ser realizado sempre de forma lúdica (brincadeiras, jogos, teatro…), pois é a que dá melhor resultado na infância.

Prazer em Ler

A professora de psicologia da educação Silvia Gasparian Colello, da Universidade de São Paulo (USP), acredita que, na infância, mais do que aprender a ler e escrever, é importante que a criança desenvolva um elo com o conhecimento e o desejo pelo aprendizado. “Ao formar esse vínculo ela passa a ter prazer em buscar novas informações”, diz. Esse hábito deve ser formado ainda nas quatro primeiras séries do fundamental, para que ela se torne uma pessoa curiosa, procurando aprender sempre mais.

No entanto, se o ensino é transmitido por meio de aulas maçantes, o pequeno pode até aprender, mas ele provavelmente terá uma relação negativa com esse processo. “O resultado é a dificuldade de entendimento, de síntese e de reprodução de histórias, que acaba refletindo na absorção dos conteúdos. E isso pode se estender por toda a vida”, explica Julia Manglano, fundadora da escola A&D de estimulação e desenvolvimento infantil (SP).

O papel da escola

“Os especialistas afirmam que a educação básica brasileira não está boa. Um dos principais motivos é a formação do professor que, em geral, não é adequada. O que se vê é que muitos desses profissionais não têm diploma de curso superior”, afirma a pesquisadora Maria Cristina Nogueira Gramani, responsável pelo estudo do Insper, de 2011. Enquanto o sistema educacional não recebe mais investimentos para evoluir, o que fazer?

Não fique de braços cruzados perante a realidade. Mexa-se e cobre resultados da escola do seu filho! De acordo com Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da educação, você tem que se aproximar do colégio e virar cúmplice no projeto educativo. “Informe-se sobre os conteúdos previstos na rede de ensino e exija não só o cumprimento da promessa curricular, mas também um posicionamento sobre a formação da criança como cidadã – afinal, ela precisa se tornar uma pessoa ética, crítica e responsável”, conclui Silvia.

Lição de casa

Para garantir que o futuro do seu filho seja brilhante, ajude-o no desenvolvimento de suas habilidades e de sua capacidade de aprendizado. A melhor maneira de fazer isso é aumentando o prazer de estudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário