- Objetivo
- Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.
Anos
2º e 3º anos.
Material necessário
Dicionários e computador com dicionário eletrônico ou online.
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
O aluno cego faz a consulta do mesmo modo que os demais em um dicionário em braile. Ofereça mais tempo para que ele faça a pesquisa. No caso dos dicionários online, ele precisará de um computador com um software como o Jauss - que faz a 'leitura' dos textos na internet. Conte com o apoio do AEE e com os equipamentos da sala de recursos.
Desenvolvimento
Durante algumas aulas, observe como os alunos consultam o dicionário. Anote os problemas que apresentam e as estratégias a que recorrem. Depois, organize uma conversa sobre o tema. Como fazer para encontrar um termo rapidamente? É uma boa ideia usar a primeira palavra da página como guia? Enfatize a importância de observar quais são as três primeiras letras dela para se certificar de que o que buscam está próximo. Pergunte como a garotada faz para encontrar uma palavra mesmo sem saber como ela é grafada. Destaque a validade de levantar hipóteses (passeio ou paceio, tigela ou tijela, por exemplo). Depois, sugira o uso do dicionário no computador. Aponte que, quando digitamos um termo errado, ele o corrige e isso é útil para buscar a forma correta.
Avaliação
Analise se os alunos passaram a consultar o dicionário com mais rapidez.
Consultoria: Regina Scarpa
Coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/irregularidades-ortograficas-consulta-ao-dicionario-621900.shtml
Coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/irregularidades-ortograficas-consulta-ao-dicionario-621900.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário