quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ortográfia

Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário.
    Objetivo
    - Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.

    Anos
    2º e 3º anos.

    Material necessário
    Dicionários e computador com dicionário eletrônico ou online.

    Flexibilização
    Para alunos com deficiência visual
    O aluno cego faz a consulta do mesmo modo que os demais em um dicionário em braile. Ofereça mais tempo para que ele faça a pesquisa. No caso dos dicionários online, ele precisará de um computador com um software como o Jauss - que faz a 'leitura' dos textos na internet. Conte com o apoio do AEE e com os equipamentos da sala de recursos.

    Desenvolvimento
    Durante algumas aulas, observe como os alunos consultam o dicionário. Anote os problemas que apresentam e as estratégias a que recorrem. Depois, organize uma conversa sobre o tema. Como fazer para encontrar um termo rapidamente? É uma boa ideia usar a primeira palavra da página como guia? Enfatize a importância de observar quais são as três primeiras letras dela para se certificar de que o que buscam está próximo. Pergunte como a garotada faz para encontrar uma palavra mesmo sem saber como ela é grafada. Destaque a validade de levantar hipóteses (passeio ou paceio, tigela ou tijela, por exemplo). Depois, sugira o uso do dicionário no computador. Aponte que, quando digitamos um termo errado, ele o corrige e isso é útil para buscar a forma correta.

    Avaliação
    Analise se os alunos passaram a consultar o dicionário com mais rapidez.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário