quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto: " A Arca de Noé" .


Projeto A Arca de Noé – 2012                                       
Biblioteca em Ação
Justificativa
Dando continuidade ao projeto anterior, onde nossos alunos conheceram as obras de Cecilia Meirelles ( Ou isto ou aquilo ), a Biblioteca Flavio Malheiros visa inserir nossos alunos no universo da poesia apresentando o melhor das obras voltadas para crianças, de Vinicius de Moraes, a Arca de Noé.
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.
Objetivos
Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento como  Português e Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
Conteúdos
Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
· Apreciar as poesias  e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
· Permitir e ampliar o conhecimento sobre a poesia  trabalhada.
· Valorizar a leitura e a escrita.
Identificar os personagens.
· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nas poesias.
· Comentar os textos assumindo o  papel de agente dinamizador da leitura.
· Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o aluno possa oferecer.
· Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
· Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
· Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
· Reconto de história. 
· Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.





Desenvolvimento
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
· Registro escrito/ ilustrado respeitando o nível de aquisição da escrita e compreenção da criança.
· Construção participativa das combinações de convivência.

Atividades

· Dinâmica de grupo.
· Pesquisa.
· Desenhos dirigidos e espontâneos.
· Dobraduras.
· Máscaras, fantoches e dedoches.
· Músicas.
· Pinturas.
· Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
· Escrita espontânea..
· Mímicas.
· Colagem.

Duração
01 Semestre
Colaboradores
Professores das turmas, monitor de Informática
Recursos

· CDs.
· Televisão/filmes.
· Sucatas.
· Internet/
softwares.
· Tintas.
· Telão / internet
Bibliografia
Livro online A arca de Noé ..Vinicius de Moraes / Companhia das Letrinhas
www.youtube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário