Projeto A Arca de Noé – 2012
Biblioteca em Ação
|
|
Justificativa
Dando
continuidade ao projeto anterior, onde nossos alunos conheceram as obras de
Cecilia Meirelles ( Ou isto ou aquilo ), a Biblioteca Flavio Malheiros visa
inserir nossos alunos no universo da poesia apresentando o melhor das obras
voltadas para crianças, de Vinicius de Moraes, a Arca de Noé.
A escolha da obra A
Arca de Noé se deve
primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo,
seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia
escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais
relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos
poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira,
tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.
Objetivos
Promover nos educandos o apreço pela leitura,
trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos
com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o
desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os
desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade
inata do aluno por meio de uma reflexão.
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto
coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo,
o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da
linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento como Português e Música; além de explorar
brincadeiras construtivas.
Conteúdos
Valorizar e socializar as informações que os
alunos possuem acerca do tema.
· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema. · Apreciar as poesias e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias. · Permitir e ampliar o conhecimento sobre a poesia trabalhada. · Valorizar a leitura e a escrita.
Identificar os personagens.
· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nas poesias. · Comentar os textos assumindo o papel de agente dinamizador da leitura. · Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o aluno possa oferecer. · Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica. · Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças. · Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura. · Reconto de história. · Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Desenvolvimento
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado. · Registro escrito/ ilustrado respeitando o nível de aquisição da escrita e compreenção da criança. · Construção participativa das combinações de convivência. Atividades · Dinâmica de grupo. · Pesquisa. · Desenhos dirigidos e espontâneos. · Dobraduras. · Máscaras, fantoches e dedoches. · Músicas. · Pinturas. · Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade. · Escrita espontânea.. · Mímicas. · Colagem. Duração
01 Semestre
Colaboradores
Professores das turmas, monitor de Informática
Recursos
· CDs. · Televisão/filmes. · Sucatas. · Internet/softwares. · Tintas. · Telão / internet
Bibliografia
Livro online A arca de Noé
..Vinicius de Moraes / Companhia das Letrinhas
www.youtube.com.br
|
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Projeto: " A Arca de Noé" .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário