quinta-feira, 31 de maio de 2012


Proposta para trabalhar leitura e escrita

Sugestões para trabalhar com o livro: "Pirata de palavras", de Jussara Braga


 
Proposta de trabalho

Tema: “Palavras, muitas palavras”
Alunos atendidos: 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental
Duração: __________________

Objetivo geral:
O trabalho com a proposta visa que o aluno amplie as habilidades e competências nas áreas de leitura e escrita.

Objetivos específicos:
- Perceber a importância do domínio da leitura e escrita;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Despertar o gosto por diferentes tipos de texto;
- Reconhecer os usos e funções sociais da leitura e escrita.

Recursos:
Livro de literatura (Pirata de Palavras, de Jussara Braga), tesouro de palavras, dicionário, rótulos, música, ficha de leitura, cadernetinha, alfabeto móvel, além de outros.

Desenvolvimento:
_ Iniciar a proposta através do livro/maquete “: O navio Pirata do Capitão Cruel” (Ciranda Cultural). Apresentar todas as partes do livro na seqüência (história, mapa e maquete).
_Conversar com os alunos sobre a existência de um tesouro enterrado na escola. Expor que para encontrá-lo é necessário um mapa.
_ Montar um mapa de caça ao tesouro (gigante) e confeccionar cópias para os alunos. Realizar leitura com as pistas existentes no mapa. Conversar com os alunos sobre a necessidade de dominar a leitura para encontrar o tesouro.
- De acordo com a idade da turma, confeccionar máscaras de pirata, buscando criar um clima de aventura.
- Enterrar a caixa de madeira (da escola), com alguns objetos dentro: brinquedo, jogo, doces, revista em quadrinho, o livro “Pirata de palavras” (escrever alguma mensagem para colocar dentro do livro, como se fosse deixado por um pirata), entre outros.
- Seguir as pistas do mapa, com a turma, para encontrar o tesouro. Abrir a caixa e explorar os objetos existentes.
- Fazer listagem dos objetos encontrados e explorar leitura e escrita.
- Realizar leitura do livro “Pirata de palavras” de Jussara Braga, iniciando a partir da leitura da capa. Em seguida efetivar explorações: interpretação, espaço em que ocorre a história, tipo de texto, características do personagem, palavras encontradas pelo personagem, entre outros.
- Produção de texto da história, de forma que o aluno seja o escriba.
- Convidar a turma a brincar de pirata das palavras, fazendo uma visita a todos os compartimentos da escola, buscando identificar as palavras existentes, bem como o significado de cada. Explorar as palavras encontradas.
- Presentear a turma com uma cadernetinha, visando que eles, de início, completem a ficha de leitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário