quinta-feira, 24 de maio de 2012

Telefone sem Fio.

Dica para os Professores

Que tal Brincar com seus alunos de Telefone sem fio ?

Você sabia que a brincadeira  coletiva  desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória?

A brincadeira do telefone sem fio é uma tradicional brincadeira popular que funciona assim: numa roda de muitas pessoas, quanto mais pessoas mais engraçado ela fica, o primeiro inventa secretamente uma palavra e fala - sem que ninguém mais ouça - nos ouvidos do próximo (à direita ou à esquerda). Assim, o próximo fala para o próximo e assim por diante até chegar ao último. Quando a corrente chegar ao último esse deve falar o que ouviu em voz alta. Geralmente o resultado é desastroso e engraçado, a palavra se deforma ao passar de pessoa para pessoa e geralmente chega totalmente diferente no destino. É possível competir dois grupos para ver qual grupo chega com a palavra mais fielmente ao destino.
Costuma-se também fazer referência a essa brincadeira em qualquer situação que possa haver falhas de comunicação num ambiente que depende de um passar a informação para o outro sucessivamente até chegar num destino. Pode-se fazer crítica a alguma hierarquia numa empresa, por exemplo, dizendo que a ordem do chefe passou como um "telefone sem fio" até chegar ao último empregado que a executou de forma totalmente diferente.

É muito fácil construir o telefone sem fio, e o interessante é que pode ser construído com as crianças, para isso utilizaremos os seguintes materiais:

* Barbante (pelo menos dez metros)
* Dois copos de plástico vazios (tipo os de iogurte)
* Tesoura ou alfinete para furar os copos
* Dois palitos de Fósforos.

Fure os copos com a ajuda do alfinete ou da tesoura.O tamanho do furo deve ser o suficiente para passar o barbante.
Pegue o barbante, passe pelo furo do primeiro copo. Depois vá esticando e passe pelo furo do segundo copo.
Agora é hora de prender o fio nos copos. Pegue a ponta do barbante de um lado e amarre o palito de fósforo, do lado de dentro do copo, faça a mesma coiso no outro copo.
Está pronto o Telefone, agora é só juntar toda a turma e desenvolver a brincadeira!


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_sem_fio_(brincadeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário